sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Aircraft Approach Categories"

Quando voa no MSFS, seja offline ou online, já se interrogou sobre qual a categoria a que pertence o seu avião, quando consulta a carta de aproximação por instrumentos (A, B, C, D ou E)?

Se já, aqui fica uma imagem para guardar:



Notas:
Vat - 'speed at threshold' (velocidade ao cruzar a cabeceira da pista) termo de velocidade também conhecido por Vref.
Esta velocidade é baseada na velocidade de perda do avião ao peso máximo certificado de aterragem (MCTOW), em configuração de aterragem, a multiplicar por 1.3.

Exemplos:
o MCTOW do Cessna 152 é de 1650lbs = 750Kg
a velocidade de perda para esta massa em conf. de aterragem (VS0) é, digamos, 47KIAS. Então 47X1.3=61.1
A categoria deste avião é, como é óbvio, A.

o MCTOW do 747-400 é de 285.800Kg
a VS0 para este peso é 128KIAS - 128X1.3=166.4KIAS
categoria D.
(fonte: Jeppesen)

Contudo, penso que a velocidade que se tem em conta na prática, é a Vref actual e não a Vref teórica (MCTOW)
(se estiver errado, por favor corrija-me alguém que saiba, pois não consegui tirar esta dúvida)

Abraço e bons voos! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário