domingo, 16 de agosto de 2009
Lançamos ou não lançamos?
A simulação de voo em PC, para além de ser um hobbie-jobbie para muitos utilizadores, que voam ou não na vida real, passou também, nos últimos anos sobretudo, a ser um negócio que move muitos milhões.
Com o aparecimento de grandes produtoras de cenários, aviões, utilitários, etc, em que tudo se conjuga depois na plataforma virtual, começam a existir tácticas de consumo, produtos que dependem de outros, produtos que só sairão consoante a tendência da procura pelos utilizadores. E estamos a atravessar uma altura conturbada, visto ainda existirem muitos utilizadores fiéis ao FS9.
Nota-se agora que tudo está a tender cada vez mais para o FSX. Continuarão a haver puristas contudo, basta ver a quantidade de ficheiros que ainda saem para o FS98 pelo autor Andre Lederer, na biblioteca de ficheiros do site www.flightsim.com. É espantoso.
Quanto a mim o FS9 ainda continuará a ser utilizado por algum tempo, sobretudo para a simulação de linha aérea, IFR e procedimentos. O FSX é sem dúvida um simulador com uma grande componente VFR. E há que aproveitá-la, pois é um regalo para os olhos com as novas opções gráficas. Depois de lhe espetarmos com adicionais landclass (Ultimate Terrains, Ground Env., etc) e com o recentemente lançado Real Environment Xtreme, mais conhecido por REX 2.0.
Basta procurarem no youtube por 'REX'.... é verdadeiramente espectacular, confesso!
Quando o REX2.0 saiu foi uma loucura, toda a gente gostou, parece que tem poucos bugs e melhorou muito em relação à 1ª versão.
Passado algum tempo fui prospectar o forum a ver se alguma alma tímida fazia a tão esperada pergunta: "então e o REX para o FS9, sai ou não sai?" Para espanto meu, o boss escreveu que "de momento não se pronunciavam sobre esse tema, bla, bla, bla". Deu que pensar... então estes tipos andaram a 'águar' a malta com screens da versão 9 e agora calam-se como se tivessem a ponderar "valerá a pena?", ou "esperemos mais uns tempos até ver..." (penso eu, claro).
E o que eu penso é que a empresa Airsimmer tem 'culpa' nisto. É que quando o Airbus A320 desta produtora sair, vai provocar um 'sarrabulho do caraças'. E isto porquê? Porque vai sair primeiro para FS9. E também pelo facto de ser o 1º airbus 'a sério' para simulação de voo em PC, pelo perfeccionismo impresso pelos produtores a nível de simulação e interacção dos vários sistemas, e também pelo próprio modelo visual. E como é um avião adorado e venerado por muitos, penso que os já estabilizados utilizadores do FSX irão retornar ao 9 e ficar por lá uns tempos. É que a versão para o FSX não deverá ser lançada logo a seguir.
Será que é nessa altura que os senhores do REX irão ver se há mesmo mercado que justifique lançar a versão REX 9.0?
Abraço e bons voos! ;)
P.S.- Atenção, este artigo é apenas de opinião. Tudo o que aqui está escrito pode não ter rigorosamente nada a ver com o que realmente se passa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário