terça-feira, 14 de julho de 2009

Ângulos, ângulos e mais ângulos


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Corda da asa
segmento de recta que liga o bordo de ataque (leading-edge) ao bordo de fuga (trailing-edge)

α ou AoA (Ângulo de Ataque) – ângulo entre a corda da asa e o vento relativo. Também pode ser chamado de ângulo de incidência aerodinâmica, visto ser a variação do AoA que determina o coeficiente de sustentação.

Vento relativo (relative airflow) – paralelo à trajectória de voo do avião, mas em sentido contrário. Não confundir com o vento geral. O vento relativo é a porção de ar perturbado pela passagem da aeronave, logo está directamente relacionado com a aerodinâmica/sustentação (lift)

λ (ângulo de incidência) – pode ser também chamado de ângulo de calagem . É o ângulo entre a corda da asa e o eixo longitudinal do avião. É geralmente um ângulo fixo ou de construção e normalmente tem um ângulo nulo ou de 1º. Existem aviões com incidência variável, como por ex. o F-8 Crusader.

Φ ângulo da trajectória de voo
– Flight Path Angle (FPA) - os aviónicos mais modernos como por ex. os do Airbus ou Boeing, apresentam esta opção no EFIS. No Airbus tem o nome de FPA ou ‘bird’, no Boeing FPV – flight path vector. É uma opção bastante útil, pois pode indicar o ângulo de descida se a ladeira de ILS (glideslope) estiver INOP; também pode auxiliar uma aproximação de não precisão – non precision approach - , como uma app. baseada em VOR/DME ou NDB).

θ atitude – ângulo formado entre o eixo longitudinal do avião e o horizonte. 0º nulo, nose up – positivo, nose down – negativo. O horizonte artificial (attitude indicator) não dá informação de subida ou descida.


Bons voos! ;)

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