O combate aéreo ficou conhecido nos seus primórdios durante a 1ª Grande Guerra, por DogFight, pois era precisamente o que os pilotos em combate tentavam fazer, tal como os cães quando andam à porrada: "apanhar o rabo do outro antes que o outro apanhe o meu!". Era um combate de proximidade, pois os aviões eram lentos, frágeis e só dispunham de metralhadoras (muito manhosas).
Mas o Dogfight manteve-se até tarde. Mesmo depois da era dos mísseis e dos jactos, haviam grandes lutas de cães, por ex. na guerra do Vietnam.
Hoje em dia, manobras feitas por aviões de acrobacia são baseadas em técnicas de dogfight, como por ex. o Immelman, o Split-S e o Corkscrew (tonneaux barrilado).
Penso que os pilotos de combate de hoje ainda treinam as manobras de dogfight básicas até às mais complexas, mas tal 'dança da morte' parece ter sido substituída por botões, visão nocturna, inteligence, e o combate de proximidade passou a ser de umas boas centenas ou milhares de milhas náuticas. Penso eu, porque de aviação militar percebo muito pouco.
Mas porquê estar a escrever sobre este tema?
Bem, é que saiu um simulador de voo de combate, com aviões da 1ª guerra mundial, onde se pode simular e aprender todo o tipo de manobras e técnicas para "matar o outro gajo antes que ele me mate a mim".
Com campanhas singleplayer e multiplayer, já se começam a formar batalhões aéreos virtuais temerários, por essa aldeia (global) fora.
Vi uns videos no youtube, li alguma info e parece ser interessante, especialmente para quem gosta de voo de combate, com modelos de voo interessantes e gráficos muito bons.
Para quem gosta do género e tiver um conjunto HOTAS + trackIR, irá passar de certeza algumas noites sem dormir e irá ter problemas com a esposa. ehehe
O simulador chama-se Rise of Flight, foi criado por um estúdio russo (portanto só pode ser bom!) e está a ser comercializado pela Aerosoft.
Mais info aqui e aqui.
Solte o Barão Vermelho que há em si!
Bons voos!
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