Aqui deixo uma thumbrule da relação entre Velocidade de Ar Indicada (IAS) versus Ângulo de Ataque (AoA), para manter o voo nivelado.
IAS - Indicated Airspeed (Velocidade de Ar Indicada - VAI)
AoA - Angle of Atack (Ângulo de Ataque - é o ângulo que a corda da asa faz com o vento relativo)
Então o que tiramos daqui?
Para manter o voo nivelado, se aumentarmos a IAS o AoA é baixo. Se queremos reduzir a velocidade, temos de aumentar o AoA.
Temos de ter em conta que existe um AoA crítico (geralmente cerca de 16º). A partir do AoA crítico a asa perde sustentação e entra em perda.
O vento relativo, não é o vento no geral, mas sim a porção de ar perturbada pela passagem do avião. Também chamado de veia fluída, etc. O vento relativo é paralelo à trajectória do avião, mas em sentido contrário.
Bons voos! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário