sábado, 12 de dezembro de 2009

Bienvenido al Oporto!


Hoje foi lançada a versão 2.05 do AES (Airport Enhacement Services), mas não traz nada de novo em relação à versão anterior. Excepto o facto de se poder activar o cenário do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, no Porto (LPPR) e outros. E eu claro, gastei 2 créditos e activei-o. Assim fico com os 3 internacionais servidos com AES. Ena! :D
Fui testar para ver se estava tudo bem e carreguei um avião, que já está configurado para o AES. Coloquei-o numa gate, e parking brakes ON!........ 'Bienvenido, blockz en pozidión!' - diz o marshall. :||||

Em Espanha achei engraçado da 1ª vez que parqueei o avião numa gate, mas em Barajas. Foi numa altura em que o AES estava em grande desenvolvimento e o Sr. Mathij Kok (que parece ser uma pessoa muito fria, pelo menos a falar) juntamente com o Sr. Oliver Pabst, prometeram surpresas para estes programas. Ainda nem haviam AESes para Portugal, penso eu - talvez para o LTU Faro 2005 já houvesse - mas era interessante parquear em Madrid e ouvir o marshall a falar 'espanglês', tal como era o máximo parquear num stand em Roma e ouvi-lo a dizer '-Benvenuto, blockz in posidion!'. Ou quando estávamos de partida se ouvia em Barajas, 'adios!' e em Roma '-Ciao! ou Arriverdeci!'. Dava vontade de responder 'Grazie sinhori!' a um plug-in para o FS!
Preferia que os sons viessem por defeito, como sempre com a voz gravada em inglês com sotaque alemão.
Ora aqui se vê o interesse que as empresas dão a Portugal. Já não é só na sociedade em geral e outras m***as em particular. Este handicap já chegou, imagine-se, a plug-ins para uma plataforma de voo de PC.
Não me vou dar ao trabalho de ir 'ladrar' para o forum do AES a dizer que o meu marshall do Porto é espanhol. Deixá-lo. Deve ter vindo trabalhar para a ANA, porque a crise também chegou a Espanha.
Este post não é a criticar o programa AES (um dos programas mais interessantes, criados para MSFS), mas sim pelo facto de que Portugal, para além de ser um país pequenino, continua a ser... pequenino. E os grandes tratam-nos do tipo "-vá! toma lá o rebuçado e não chateies!

Hasta luego! ;)

2 comentários:

  1. Lone, se ninguém reclama eles continuarão a fazer o mesmo. Temos de reclamar quando a qualidade dos produtos que, neste caso, digam respeito aos nossos aeroportos, não tenham a qualidade desejada. Ainda por cima pagamos por eles.

    Eu por exemplo reclamei em relação a um problema com o Mipmap no MadeiraX. Não resolveram nada (até agora) mas ao menos sabem que não comemos todo o que nos dão.

    ResponderEliminar
  2. Boas Zé.
    Eu disse que não ía lá 'ladrar' mas fui. Ladrar não digo, mas miar, pra ser mais educado.
    Tá aqui o post
    http://www.forum.aerosoft.com/index.php?showtopic=30829
    73 vistas mas ninguém respondeu. Das duas uma, ou acham normal ou pensaram que a minha dúvida era a de o AES não reconhecer o Porto.

    ResponderEliminar