quarta-feira, 14 de abril de 2010

Plan-G, o ‘ponto-G’ do VFR para Flight Simulator!


Trata-se de mais um daqueles programas gratuitos que deveriam ser pagos por um preço simbólico. Digo isto por ver cada vez mais ‘lixo’ à venda no site simmarket.

Opiniões à parte, agora sim, o voo VFR torna-se mais realista. Tanto no FS9, mas mais ainda no FSX que é, para mim, a plataforma de simulação mais destinada ao voo VFR.
Meus caros, agora é possível traçar o vosso plano de voo visual, e poder dizer que se está a passar à vertical de Unhais-da-Serra, Melroeira, Torres Vedras, Canidêlo, Venda-das-Raparigas, Brejenjas, Mafamude!

As aldeias não serão visíveis no FS9. Talvez no FSX com o UTEx juntamente com o GEX, mas localidades maiores podem ser visualizadas, por ex. passando à vertical de Coimbra, Évora, Viseu, etc., sempre que exista um aglomerado que represente uma vila/cidade médias. Com este programa é possível dizer que se está à vertical da terra da namorada no Flight Simulator e fazê-lo um dos pontos no plano de voo.
Nada de VOR/DME nem NDB, embora eles apareçam, mas é um excelente exercício para o VFR. Pegar no vosso ‘Carenado’ preferido e seguir uma auto-estrada ou um rio, cruzar a linha-de-ferro, tomar nota dos ATOs dos vários pontos e comparar com os ETOs.
Fazer o plano de voo no Plan-G, imprimi-lo em modo gráfico ou em flightlog tamanho A5, pegar no lápis e borracha e tentar chegar de A a B sem abrir o GPS do simulador. É um excelente exercício!

O programa não faz cálculo do consumo do avião, mas como é destinado a aviões pequenos nada como abrir o manual e consultar as folhas de performance, para saber o alcance e autonomia para fazer a estimativa. Contudo faz cálculo de ‘VNAV’ simples, ou determinação do Top-of-Descend, baseado na TAS (true airspeed) do avião, nível de voo, ventos predominantes durante a rota, altitude AGL escolhida à vertical do destino e/ou distância num raio de n milhas náuticas do mesmo. Todos estes valores podem ser inseridos no plano de voo.

Pode ser usado como plugin tipo moving map no mesmo PC do MSFS, num 2.º monitor, ou então num 2.º PC via WideFS ou simconnect.
Mais informação e características do programa na página oficial.
Imaginem o gozo que é fazer voos visuais em cenários também VFR, como por ex. o FTX da Austrália. Um continente totalmente coberto com texturas visuais! :)
Agora que está a chegar o bom tempo, toca a voar visual!
Abraço e bons voos! ;)

2 comentários:

  1. Isto parece ser muito fixe, sim senhor!
    Bou já experimentar, carago!

    Aquele abraço,

    Bigodes

    ResponderEliminar
  2. Grande Bigodes! Como vai essa vida? Espero que esteja tudo bem!
    É verdade, este programa é mesmo muito bom para o voo visual.
    Grande abraço aqui de um bocadinho a norte da 'Mouraria'! hehehe :DD

    ResponderEliminar