terça-feira, 16 de junho de 2009

Vamos falar de hardware?

Bora!
Se o hardware tivesse inimigos, os Flight Simulators eram dos piores! Esses infames que deitam por terra circuitos integrados novinhos e acabadinhos de chegar de silicon valley, a custarem nada menos que 1000 e poucos dólares a unidade! :|||
Bem, a Intel lançou recentemente o apelidado "processador desktop mais rápido do mundo", Core i7 975EE com o nome de código Bloomfield, velocidade de relógio de 3.33GHz, 8MB de cache L3 e o novo socket LGA 1366. (Ufaa!)
Chamo só a atenção do 'EE' - Extreme Edition. Isto quer dizer que este CPU vem com o multiplicador desbloqueado, permitindo assim fazer overclocks sem preocupações. Sem esta opção é praticamente igual ao modelo abaixo, salvo alguns pormenores de tecnologias XPTO123teste novas, mas que para efeitos práticos penso que nem se dá por elas.

Um site resolveu fazer um teste com um dos infames, chamado FSX. E comparou este Core i7 com um dos "vice-melhores do mundo" Core Quad QX9650, também ele Xtreme. Os CPU estão overclockados a 3.9GHz (mas com água ainda dão mais!) e resolveram-nos montar em cima de motherboards e restante hardware também de topo, até à data. Salvo a placa gráfica, mas isso é a minha opinião porque prefiro nvidia.
Chamo só a atenção para a máquina mais 'fraca' ter apenas 2GB de RAM e a de topo ter 6GB.

Não conheço a fidelidade da fonte deste teste nem se o correram em modo default e com service packs ou add-ons, etc. Mas presumo que o detalhe estará todo à direita e a resolução no máximo (tipo 1920X1200).

Aqui deixo a imagem que fala por si. Tirem as vossas conclusões.

Tendo em conta que se tratam de máquinas topo-de-gama, que não custarão menos de 400-500 contos na moeda antiga, é engraçado ver as pequenas diferenças de FPS entre os 2 sistemas. E o mais fraco só com 2GB de RAM.

Um verdadeiro teste ao hardware (para mim, claro), era colocar o, por ex. PMDG 747-400X ou o novo PMDG MD-11X com a vista de cockpit virtual, Ultimate TerrainX+GEXPro+REX+ASA (a injectar weather real), numa final curta para um aeroporto, por ex. da FSDream Team. Já nem digo que teria os AIs ligados, mas pronto, podiam-se ligar também. Esse teste é que eu queria ver! :)
Ha! E as opções de performance do FSX todas no máximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário